Global 8D & MASP

(Método de Análise e Solução de Problemas)

 

 

 

Carga Horária: 3 dias (24 horas)

 

 

 

DESCRIÇÃO:

O Global 8D é uma metodologia cujo objetivo é identificar e resolver problemas provocados por causas especiais. A utilização de ferramentas da qualidade e do trabalho em equipe torna o Global 8D uma metodologia poderosa e eficiente na resolução de problemas que melhorarão indicadores de satisfação de clientes e na redução de custos provocados pela não-qualidade. 

 

 

OBJETIVOS:

  • O participante irá entender a necessidade da utilização da metodologia, o que lhe possibilitará compreender as vantagens de identificar corretamente os problemas, analisar seus efeitos e suas variáveis de entrada, possibilitando adotar meios de correção e prevenção para evitar a recorrência e sua validações.
  • Apresentar o PDCA como um mecanismo estratégico, baseado em um ciclo de desenvolvimento de diretrizes gerenciais com foco em melhoria contínua, promovendo assim, o rompimento da situação atual para se atingir os resultados e metas necessárias na busca da sustentabilidade da organização.

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

  • Introdução
  • Objetivos do curso
  • As 8 disciplinas (passo a passo)


1.    Identificação do problema: Definir claramente o problema e reconhecer sua importância.
2. Observação: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista.
3. Análise: Descobrir as causas fundamentais.
4. Plano de ação: Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais.
5. Ação: Bloquear as causas fundamentais.
6. Verificação: Verificar se o bloqueio foi efetivo.
7. Padronização: Prevenir contra o reaparecimento do problema.
8. Conclusão: Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro.
 

  • Aprofundar-se no método com exemplos, pré e pós teste.

 

  • Conceito de ciclo PDCA;
  • Mapeamento do Processo;
  • As fases do PDCA:

P: Planejamento com definição dos objetivos e estratégias e recursos necessários para atingi-los;
D: Execução das tarefas descritas no Plano Estratégico para atendimentos dos objetivos a serem alcançados;
C: Verificação análise dos resultados das atividades executadas como Input às ações recomendadas para cumprimento do Plano Estratégico;
A: Conjunto de ações necessárias para a manutenção, correção ou melhoria contínua do Sistema de Gestão pertinente à realização de objetivos pré-estabelecidos.

  • Ferramentas da Qualidade disponíveis como forma de integração às fases do ciclo PDCA:
  • Fluxograma: ajuda no mapeamento do processe;
  • Espinha-de-Peixe (Ishikawa): busca das causas-raízes de problemas;
  • 5 Porquês: técnica de aprofundamento na busca das causas fundamentais de não-conformidades;
  • Diagrama de Verificação: contabilização de atributos atrelados às características críticas;
  • Gráfico de Pareto: priorização das causas e problemas fundamentais de um sistema;
  • Histograma: quantificação e modelamento na distribuição de dados coletados;
  • Gráfico de Controle: Análise da estabilidade de pontos vitais de um processo;
  • 5W2H: ferramenta de planejamento na tomada de ações corretivas e preventivas;
  • Workshop de Aplicação;

 

 

 

PÚBLICO ALVO:

Engenheiros e técnicos das engenharias de Manufatura, Qualidade e Produto; Supervisores e líderes de produção; Áreas administrativas e áreas de suporte à produção.

 


Investimento:
 

R$ 1.000,00 (por participante)

 


Estão inclusos: Material Didático, Certificado Digital e Coffebreak

(formato In company):  Ligue (11) 2355-2720 ou vendas@leanculture.com.br

 

 

 

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