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CQI's
Continuous Quality Improvement

O CQI (Continuous Quality Improvement ou Melhoria Contínua da Qualidade) é o desenvolvimento de um sistema de gestão que propicia a melhoria contínua e o aumento da confiabilidade de processos especiais*, enfatizando a prevenção de defeitos e redução de variação e desperdício ao longo do processo produtivo.

 

* Processos especiais são processos (ou subprocessos) que contribuem diretamente para a realização do processo principal. Por exemplo, em um processo principal de fabricação de peças automotivas, o processo de pintura, tratamento térmico, tratamento superficial ou de soldagem de alguma parte específica pode ser considerado processo especial, pois suas saídas não podem ser verificadas por monitoramento subsequente sem que comprometa ou mesmo destrua a peça.

 

Assim, os CQI’s são basicamente um conjunto de requisitos para a padronização de processos especiais onde o objetivo é garantir a qualidade dos produtos produzidos com base em parâmetros estabelecidos ao longo do tempo e falhas conhecidas pelas montadoras que a criaram.

  

Abaixo estão as normas CQI’s existentes e a que processos elas estão relacionadas:

 

CQI 09 – SISTEMA DE TRATAMENTO TÉRMICO

CQI 11 – SISTEMA DE DEPOSIÇÃO

CQI 12 – SISTEMA DE REVESTIMENTO

CQI 15 – SISTEMA DE SOLDAGEM

CQI 17 – SISTEMA DE SOLDAGEM DE COMPONENTES ELÉTRICOS

CQI 20 – ANÁLISE DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

CQI 23 – SISTEMA DE MOLDAGEM

CQI 27 – SISTEMA DE FUNDIÇÃO

 

Os CQI’s , em conjunto com um sistema de gestão de qualidade reconhecido (como a ISO 9001 complementada com os requisitos da IATF 16949) e requisitos aplicáveis à clientes específicos, definem os requisitos fundamentais para o sistema de gestão dos processos especiais da empresa.

Os CQI’s pretendem fornecer uma introdução comum ao sistema de gestão de processos especiais para a produção automotiva e também para a divisão de serviços.
 

 

Os benefícios que os CQI’s trazem para a indústria automotiva incluem:
 

 

• A obtenção de melhor entendimento dos processos de manufatura das empresas;
 

• Uma abordagem comum para assegurar a qualidade e a confiabilidade de componentes na cadeia de fornecimento da indústria automotiva;

• A capacidade de identificar aspectos que demandam melhoria nos processos especiais bem como melhorias na capabilidade (estatística) dos mesmos.
 

 

 

Os manuais dos CQI’s possuem requisitos bastante específicos e detalhados que abrangem desde os parâmetros do processo para a fabricação de produtos, passando pelos meios e métodos de medição e controle bem como os registros e procedimentos que documentam tais processos. Outro requisito é que a empresa deve conter especialistas comprovados (com formação e/ ou experiência) em cada um dos processos especiais, designados exclusivamente para atividades relacionadas a tais processos, além de substitutos preparados para que as atividades principais continuem sendo executadas na ausência desse especialista.

 
Devem haver também pessoas treinadas nos respectivos CQI’s (aqueles que são aplicáveis à empresa) além de auditores internos para a verificação periódica da eficácia da implantação e manutenção de tais requisitos.
 
 

A certificação do CQI está relacionada a aplicação na íntegra dos requisitos dessa norma aos processos da empresa bem como pela validação (auditoria) por um representante da própria montadora ou de um terceiro homologado por ela para tal atividade.

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